A Cerca é uma Associação particular sem fins lucrativos, em S. Pedro de Rates, que luta pela defesa de animais desprotegidos e em situação de risco. Dá-lhes tratamento, alojamento, protecção e condições suficientes para uma boa qualidade de vida. O nosso grupo voluntariou-se na Cerca porque esta depende essencialmente do trabalho de pessoas amigas que queiram ajudar.
No início do Ano Lectivo, entramos em contacto através de email e mandamos uma candidatura de voluntariado. Disponibilizamo-nos uma vez por semana. Desde aí, temos lá ido todas as Segundas-Feiras e ajudado em varios tipos de tarefas, tais como: limpeza das jaulas, ajuda no tratamento dos animais mais debilitados, passeios no exterior, recolha de ração, limpeza das taças de comida, actividades pontuais fora das instalações...
Fomos muito bem recebidos e tivemos o total apoio nao só da Cerca, mas também da Junta de Freguesia de Rates, que se disponibilizou para nos ajudar no que fosse preciso.
Mas, infelizmente, existem cada vez mais animais abandonados!
O Responsável da Cerca esteve connosco e abriu-nos os olhos para a actualidade. Pessoas vão de férias e abandonam os seus animais na rua porque nao querem ter a preocupação de lhes arranjar tecto! Pessoas arranjam animais de grande porte para poderem participar com eles em lutas ilegais e, independentemente do estado em que ficam, só querem saber do dinheiro que podem ganhar! Pessoas largam os animais recém nascidos numa esquina ou, simplesmente, deixam-os num caixote de lixo para eles poderem morrer mais depressa!
Pensem no animal como um ser amigo que precisa de carinho e respeito...
Na Cerca encontramos a Érica: um cão que tinha medo dos outros cães porque o dono lhe deu um tiro na pata.
O Flat: um cão que foi encontrado perto de uma praia por um bando de surfistas. Estava a sangrar tanto que se não tivesse sido levado imediatamente para a Cerca teria morrido...
Cada vez mais é precisa a ajuda de voluntários! Se nao puder dar algum do seu tempo, ao menos dê alguns bens! Coisas tão simples como jornais velhos, brinquedos antigos, rolos de papel higiénico, ração que tenha a mais... são sinónimos de sobrevivência para estes cães.
As despesas são superiores a €3000 por mês, apenas em medicamentos e vacinas!
Visite o site da Cerca: http://www.a-cerca.org/Home
Visite o site da Cerca: http://www.a-cerca.org/Home
0 comentários:
Enviar um comentário